sábado, 13 de junho de 2009

Erro end of file no Encore

Qunta feira Eu tinha consulta no dermatologista às 18:00 em São bernardo (minha cidade). E tinha me esquematizado pra conseguir saiu por volta das 16:00

O Problema

Me pediram, (lá pelas 15:00), para montar um DVD apenas com os filmes de 7 minutos do DVD Cinegibi 2 para exibir para executivos do Cartoon Network. Provavelmente para vendê-los para o Canal.
Como eu não tinha muito tempo (pra variar), o mais fácil seria, copiar os aquivos do DVD e reeditá-los num novo DVD (sem as vinhetas de ligação).

Depois dos filmes extraídos em MPG, eu autorei o DVD novo, com menus (afinal, é pra cartoon. Tem que fazer um negócio direito...) Mas na hora de render o projeto... Aparece uma janela, com aquele símbolo horrível do ponto de exclamação, um único botão escrito "end of file!".

Pedri uma mídia de DVD.

Tenei de novo, perdi outra mídia, remontei o projeto em outra máquina e fazer um ISO (fiquei esperto...), perdi mais 30 minutos. Nesse momento, liguei pra minha esposa e pedi pra ela cancelar a consulta. O negócio ia demorar...

Refiz os vídeos, tentei de tudo o que se possa imaginar, e nada daquela janelinha sumir...

Nessa, já eram, 19:00 os clientes já tinham ido em bora e eu estava realmente decepcionado... até que eu resolvi deixar de ser cabeça dura e procurei ajuda nos forums na Internet...

A Explicação

O Encore tem um bug (ou mais um...).

O encore se perde quando tem que demultiplexar o vídeo.
O que quer dizer isso...
Se você está trabalhando com arquivos onde o vídeo e o áudio estão juntos (principalemte MPG, eu acho) o encore separa o audio do vídeo para produzir o DVD. Nessa separação, o programa se perde. E o audio e o vídeo acabam ficando com tamanhos ligeiramente diferentes (!). Isso na hora de finalizar o projeto, DÁ PAU!
A Soluçao
Refazer os arquivos de vídeo com video e áudio separados. Não use arquivos multiplexados no Encore!
Resumo da história. Consegui fazer o DVD. Ficou pronto às 20:00 e foi entregue no hotel para o pessoal da Cartoon, perdi minha consulta e eu cheguei em casa às 23:00 naquele dia...

4 comentários:

  1. Parabéns por compartilhar essa solução! acabou de salvar a minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo sofri 5 anos com este problema e não arrumava solução, vc me tirou um peso das costas, Deus te abençoe grandemente amigo.

    ResponderExcluir
  3. Vc também pode fazer um transcode no próprio encore, fazendo com que ele "encode" o projeto já no formato de DVD (NTSC DV High Quality.... blá blá, é só clicar com o direito em cima do arquivo e colocar em Transcode Settings, configurar e, em seguida, apertar novamente no direito e colocar transcode now). Fiz isso e depois um ISO do meu projeto e tb deu certo

    ResponderExcluir